quinta-feira, 26 de março de 2009

Computadores da segunda geração (1955-1965)

Transistores
O transistor foi inventado no Bell Labs em 1948 por John Bardeen, Walter Brattain e William Shockley, pelo qual receberam o PrOrnio Nobel do fIsica de 1956. Em dez anos o transistor revolucionou os computadores e, ao final da dCcada de 1950, os computadores do vá estavam obsoletos. 0 primeiro computador transistoirzado foi construIdo no Lincoln Laboratory do MIT, urna mCquina do 16 bits na mesma lin±ia do Whirlwind I. Recebeu o riome de TX-O (Transistorized eXperimental Computer 0 — computador transistorizado eXperimental 0), e a intenção era uso apenas como dispositivo de teste para o muito mais elegante TX-2.
O TX nunca foi grande coisa, mas um dos engenheiros que trabalhava no Laboratory, Kenneth Olsen, fundou uma empresa, a Digital Equipment Corporation (DEC), em 1957, para fabricar uma máquina comercial muito parecida com o TX-0. Quatro anos se passaram antes que essa máquina, o PDP-1, aparecesse, primordialmente porque os investidoros de risco que fundaram a DEC acreditavam do modo veemente que não havia mercado para computadores. Afinal, T. J. Watson, antigo presidente da IBM, certa vez dissera que o mercado mundial de computadores correspondia a cerca de quatro ou cinco unidades. Em vez de computadores, a DEC vendia pequenas placas de circuitos.
Quando o PUP-I finalmente apareceu em I961, tinha 4.096 palavras de 18 bits a podia executar 200 mil instruções por segundo. Esse desempenho era a metade do desempenho do IBM 7090, o sucessor transistorizado do 709 e o computador mais rapido do mundo na época.O PDP-1 custava 120 mil dolares; o 7090 custava milhões. A DEC vendeu dezenas de PUP-1s, e nascia a industria de minicomputadores.
Um dos primeiros PDP-ls foi dado ao MIT ONDE rapidamente atraiu a atenção de alguns novos gênios em aprimoramento tão comuns no MIT.Uma das inovações do PDP-1 era um visor e a capacidade de plotar pontos em qualquer lugar de sua tela do 512 por 512. Em pouco tempo os estudantes já tinham programado o PDP-1 para jogar guerra no espaço e o mundo ganhou seu primeiro videogame.
Alguns anos mais tarde a DEC lançou o PDP-8, que era uma máquina de 12 bits, porém muito mais barata do quo o PDP-1 (16 mil dólares), o PDP-8 tinha uma importante inovação: um barramento único, o omnibus.
Um barramento é um conjunto de fios paralelos usados para conectar os componentes de um computador. Essa arquitetura foi uma ruptura importante em relaçäo a arquitetura da máquina lAS, centrada na mernória, e, desde então, foi adotada por quase todos os computadores de pequeno porte. A DEC alcançou a marca de 50 mil PDP-8 vendidos, a que a consolidou como a lider no negocio de minicomputadores.
Enquanto isso a reação da IBM quanto aao transistor foi construir uma versão transistorizada do 709, o 7090 com um tempo de ciclo de 2 microssegundos e 32.536 palavras de 36 bits na memoria de núcleos. O 7090 a o 7094 marcaram o final das máquinas do tipo ENIAC, mas dominaram computacao cientifica durante anos na década de 1960.
Ao mesmo tempo que se tornava uma grande força na computação científica com o 7094, a IBM estava ganhando muito dinheiro com a venda de uma pequena máquina dirigida para empresas, denominada 1401. Esta máquina podia ler e escrever fitas magnéticas, ler e perfurar cartões, além de imprimir saída de dados quase tão rapi damente quanto o 7094. E por uma fracão do preço dele. Era terrível para a computação cientifica. Mas perfeita para manter registros comerciais.
O 1401 era fora do comum porque não tinha nenhum registrador, nem mesmo um comprimento de palavra fixo. Sua memoria tinha 4 mil bytes de 8 bits, embora modelos posteriores suportassem ate 16 mil bytes, o que era assombroso para época. Cada byte continha um caractere de 6 bits, um bit administrativo e um bit para indicar o final da palavra. Uma instrução MOVE, por exemplo, tinha um endereço-fonte e um endereço-destino, e começava transferir bytes da fonte ao destino até encontrar um byte de final com valor 1.
Em 1964, uma minúscula empresa desconhecida, a Control Data Corporation (CDC), lançou o 6600, uma máquina que era aproximadamente uma ordem de grandeza mais rápida do que a poderosa 7094 e qualquer outra máquina existente na época. Foi amor a primeira vista para os calculistas, e o CDC partiu a caminho do sucesso. O segredo de sua velocidade o a razão por que era tão mais rápido do que o 7094 era que, dentro da CPU, havia uma máquina com alto grau de paralelismo. Essa máquina tinha diversas unidades funcionais para efetuar adições, outras para efetuar multiplicações e ainda mais uma para divisão, e todas des podiam funcionais em paralelo.


Importância
O transístor é considerado por muitos uma das maiores descobertas ou invenções da história moderna, tendo tornado possível a revolução dos computadores e equipamentos eletrônicos. A chave da importância do transístor na sociedade moderna é a sua habilidade de ser produzido em enormes quantidades usando técnicas simples, resultando em preços irrisórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário